Criámos este blog para os nossos pais, amigos e outros escuteiros poderem seguir as nossas pegadas!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Acampamento de Verão

No dia 27 de Junho, bem cedinho, teve início o acampamento de Verão da nossa Alcateia e os ratitos da cidade resolveram ir visitar os ratitos do campo!
A excitação era muita e, a antecipação de um acampamento ensolarado e com direito a banhos era ainda maior...
Depois de uma viagem de autocarro até Vila de Açôr (a 7kn de Ponte de Sôr), chegámos ao Monte dos Hospícios (quinta do chefe Jorge), descarregou-se autocarro e, para grande satisfação de todos, chegou a hora do almoço.
Não comemos nada de muito "pesado" para a digestão ser mais rápida e podermos ir tomar uma banhoca mais cedo!!
E assim foi, depois de comer fomos até à piscina, e tomámos umas belas banhocas enquanto esperávamos a chegada do chefe P.A. com o material.
Eram já quase 17h quando o material chegou!!

Saímos da água, lanchámos e lá fomos até campo para começarmos as montagens.
Enquanto os chefes tratavam do abrigo (sim, porque a ideia era não dormirmos nas tendas)...
..os lobitos foram aplicando os conhecimentos do nós (direito e de correr) em construções mais simples: um estendal para as toalhas de banho! Enquanto alguns cavavam as latrinas.
E quando démos por isso, tinhamos já a "casa" montada!
Enquanto víamos um pôr do sol incrível, o jantar era preparado: churrasco!
Depois de um dia tão cansativo, nem conseguímos fazer o jogo nocturno, e às 23h30 .....
...já estávamos na caminha!!

O segundo dia amanheceu enevoado, e como precaução resolvemos montar as tendas.
Seguiu-se um pequeno-almoço com direito a leite e cereais e, já com os dentes e a cara lavada, fomos até à aldeia para assistirmos à Eucaristia.

Depois, almoçámos junto à igreja e ainda tivémos tempo para fazer uns "amigos"!! enquanto esperávamos que a chuva passasse.
Depois, fomos até campo e, com tanta chuva e algum material molhado, resolvemos levar o material para dentro de casa e passar lá a última noite.
Mesmo assim, quando a chuva parou o calor ainda se fazia sentir, e o megulho na piscina soube muuuiiiittttttooooooo bem:

Chapinhámos um bocadinho e seguiu-se a preparação do jantar: carapaus com molho à espanhola!
Com loiça toda lavada, foi tempo de nos dedicarmos aos jogos nocturnos programados.

Corremos e transpirámos... apanhámos vidas e perdemos algumas, e quando acabou o jogo, o cansaço era tanto que "aterrámos" logo na cama!!
Na segunda-feira, quando acordámos (e arrancámos os lobitos do saco-cama) eram já 8h00. E como o sono ainda se fazia sentir, nada melhor que uma ginástica matinal para abrir os olhos e pôr o sangue a correr (eheheh)

Corremos um bocadinho e tomámos o merecido pequeno-almoço!
Depois, tratámos das arrumações dos quartos e das mochilas, para podermos ir a campo fazer as desmontagens: ainda haviam tendas montadas, e o abrigo ainda se fazia notar na paisagem!

Tapámos as nossas latrinas...

E ainda tivémos tempo para um Raid de Observação da Natureza enquanto íamos, mais uma vez, até à casa!

Vímos os vários tipos de árvores e de folhas, e tentámos registar algumas das coisas que íamos vendo.

E como o Sol ainda brilhava...nada melhor que uma última banhoca para refrescar antes de voltarmos para casa!

E com três dias de acampamento tão intensivos...foi natural vermos alguns lobitos a "descansar a vista" no regresso, embalados pelo comboio!

Enquanto outros estavam mais animados.
Qaundo chegámos a Sta. Apolónia, por volta das 19h10, os pais já nos esperavam..e foi altura de matar saudades!
Foi um grande acamapamento...mas agora só para o ano é que há mais!